sexta-feira, 1 de abril de 2011

O CÉREBRO DE BUDA:

"As associações entre a fisiologia do cérebro e a forma como espiritualmente as pessoas se sentem, tem sido um terreno fértil para investigadores e escritores. O neuropsicólogo e professor de meditação Rick Hanson sugere que um entendimento da forma como o cérebro funciona, em conjunto com ensinsamentos budistas com mais de 2500 anos, podem ajudar os leitores a serem mais felizes.
Ele explica como é que o cérebro evoluiu para manter os humanos livres de ameaças externas, ainda que simultaneamente tal tenha resultado numa tendência para um negativismo intrínseco, que nos nossos dias já não serve para nos defendermos das ameaças naturais, mas antes nos cria sofrimento. Citando a conclusão do psicólogo Donald Hebb de que “neutrões que disparam juntos são neutrões que se juntam” Hanson argumenta que o funcionamento do cérebro pode ser condicionado pela meditação e por certas práticas simples que permitem o desenvolvimento do nosso bem-estar.
Conceitos budistas clássicos como os três treinos – “mindfulness” (atenção plena), acções virtuosas e sabedoria – providenciam o enquadramento para a abordagem de Hanson.
Escrito em colaboração com o neurologista Richard Mendius, o livro inclui descrições e diagramas do funcionamento do cérebro e instruções claras guiam o leitor em direcção ao desenvolvimento de pensamentos e emoções mais positivas. Apesar de algumas passagens mais complexas sobre certas forma de funcionamento da fisiologia do cérebro, este encorajador guia para o funcionamento do nosso cérebro oferece informação útil suportada por pesquisas científicas, assim como passos para mudarmos certos padrões de comportamento instintivos, através do caminho Budista"

Nenhum comentário:

Postar um comentário